De José Medeiros Ferreira, uma obra clássica e atual sobre a Revolução do 25 de Abril
"A Revolução do 25 de Abril" é o ensaio histórico sobre a Revolução do 25 de Abril, de José Medeiros Ferreira, com introdução de Pedro Aires Oliveira e Maria Inácia Rezola, glossário de Manuel Martins, fotografia de Jorge da Silva Horta e capa de José Brandão.
Uma honra para a editora Shantarin e, acima de tudo, um justo reconhecimento da extraordinária obra de Medeiros Ferreira, pioneira na historiografia da Revolução de Abril.
O Plano Nacional de Leitura admitiu no seu catálogo o primeiro livro com a chancela da Shantarin.
"A 25 de abril de 1974, um grupo de militares portugueses derrubou uma das últimas ditaduras da Europa Ocidental do séc.XX e apresentou-se ao País com um programa político assente em três pilares: Democratizar, Descolonizar e Desenvolver. Aquela que ficou conhecida como a Revolução dos Cravos inaugurava a "terceira vaga da democratização" (Samuel P. Huntington), que depois atingiu a Espanha, a Grécia e dezenas de outros países na América Latina, na Ásia e Pacífico, em África e na Europa de Leste. (…)”
.……………………………………………………