Museu da paisagem

More views

Museu da paisagem

Das Pedras, Pão

20,57 €

Das Pedras, Pão 

More info

Das Pedras, Pão | Bread from Stones

Ficha Técnica:
Textos: Henrique Pereira dos Santos
Fotografias: Duarte Belo
1ª edição: Outubro de 2022
ISBN: 978-989-53820-1-9
PVP: 21,80€
256 páginas
150 x 200 mm

Museu da Paisagem
Campus de Benfica do IPL,
Escola Superior de Comunicação Social 1549-014 Lisboa info@museudapaisagem.pt
…………..

Das Pedras, Pão é um livro sobre paisagens marginais. As paisagens e territórios mais pobres de Portugal que, durante os últimos séculos, eram o depósito de fertilidade que permitia ir produzindo o pão que mantinha as pessoas vivas. Não porque estas terras produzissem pão, bem pelo contrário, eram terras com solos de maneira geral esqueléticos, com muito baixa capacidade de produção.
Eram terras percorridas por milhares de cabras e ovelhas, aqui e ali também por vacas que, numa aliança com o fogo dos pastores, permitiam ao gado recolher nutrientes acumulados nos tecidos das plantas, transportando-os para perto dos campos agrícolas, sob a forma de estrumes.
Este livro pretende ajudar-nos a compreender os processos que estão a ocorrer num território cada vez menos pressionado pela presença humana, onde a vegetação natural tem vindo a ocupar os espaços abandonados e que só o fogo parece perturbar.




..........................................

A Editora Museu da Paisagem (MdP) dedica-se aos temas da paisagem, território e espaço português. O plano editorial da MdP procura trazer diferentes perspectivas e reflexões sobre a paisagem que contribuam para a formação de novos públicos, novos leitores e novos visitantes de paisagem. O seu catálogo propõe um amplo leque de abordagens, desde guias de viagem, ensaios, álbuns fotográficos, catálogos, ficção, projetos artísticos, divulgação científica e álbuns ilustrados. A Paisagem é o elemento comum a todas as obras. O plano editorial do Museu da Paisagem teve início em março de 2019, começando por lançar um guia de viagem e leitura de paisagens do Território Tejo (bacia hidrográfica do Tejo português) e um manual de exploração de paisagem para leitores mais jovens, com o título “O que há neste lugar?”. Em março de 2020 inicia uma programação mais regular, com a publicação de uma trilogia de viagens pelo território português. “Caminhar Oblíquo”, da autoria de Duarte Belo, é a primeira obra editada desta trilogia, que nos relata, através de texto e fotografia, uma caminhada solitária de 530 km pela linha montanhosa entre Penedo Durão e o Cabo da Roca.

30 produtos relacionados

SUGESTÕES

É bom conhecer a sua opinião. Envie-nos as suas ideias e sugestões, para podermos melhorar. Obrigado! ;)

VOUCHER DE OFERTA

Escolha o produto ou valor que pretende e nós enviamos o voucher para quem lhe é especial.

Encomendar

QUER TER A SUA LOJA ANDAVER?

Diga-nos qual a cidade onde quer abrir a sua loja e entraremos em contacto.

Contactar

                                                                                                        

AndaVer Portugal (c). Todos os direitos reservados