Museu da paisagem

More views

Museu da paisagem

Paisagens Transgénicas

15,57 €

Paisagens Transgénicas

More info

© 2021, Álvaro Domingues e Museu da Paisagem
Título: Paisagens Transgénicas
Texto: Álvaro Domingues
Fotografias: Álvaro Domingues
1ªedição: Maio de 2021
ISBN: 978-989-54497-6-7
128 páginas
150 x 200 mm

..........................................


Paisagens Transgénicas


Paisagens Transgénicas interroga o sentido da paisagem enquanto código de reconhecimento do território, propondo a transferência do conceito biológico de organismo geneticamente modificado, expondo assim a natureza compósita dos elementos de que a paisagem se faz, as suas diferentes origens, linhagens, o modo como se associam em corpos distintos, instáveis, cruzados. Deslocada da ordem “natural” das coisas, a paisagem transforma-se num dispositivo estético e político que interroga a mudança e também as inquietações de quem olha e atribui sentidos vários e dissonantes sobre o modo como vemos o mundo.
A fotogra a de Álvaro Domingues revela-nos o seu olhar de geógrafo, de um observador atento à face visível da transformação dos territórios. Documenta a paisagem que nos fala do que somos e dos espaços que habitamos. Os seus registos destacam um espaço urbano que resulta de um processo contínuo e que contraria a ideia de fixidez do lugar. Num tempo em que a transformação avança a uma velocidade avassaladora, por força do poder da ciência e da tecnologia, o registo e a reflexão que nos propõe são tudo menos serenos. As suas fotografias e textos interpelam o nosso entendimento sobre a paisagem e sobre o tempo que vivemos.
..........................................

Sobre o autor:
Álvaro Domingues (Melgaço, 1959) Geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde também é investigador no CEAU — Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo. Além das suas funções docentes na Universidade do Porto e noutras universidades, publica com regularidade sobre temáticas relacionadas com a geografia urbana, o urbanismo e a paisagem.
Entre outras obras mais recentes, é autor de Rua da Estrada (Dafne, 2009), Vida no Campo (Dafne, 2012), Território Casa Comum (com Nuno Travasso, FAUP, 2016), Volta a Portugal (Contraponto, 2017). Escreve regularmente no jornal Público.
..........................................

A Editora Museu da Paisagem (MdP) dedica-se aos temas da paisagem, território e espaço português. O plano editorial da MdP procura trazer diferentes perspectivas e reflexões sobre a paisagem que contri- buam para a formação de novos públicos, novos leitores e novos visitantes de paisagem. O seu catálogo propõe um amplo leque de abordagens, desde guias de viagem, ensaios, álbuns fotográficos, ca- tálogos, ficção, projetos artísticos, divulgação científica e álbuns ilustrados. A Paisagem é o elemento comum a todas as obras. O plano editorial do Museu da Paisagem teve início em março de 2019, começando por lançar um guia de viagem e leitura de paisagens do Território Tejo (bacia hidrográfica do Tejo português) e um manual de exploração de paisagem para leitores mais jovens, com o título “O que há neste lugar?”. Em março de 2020 inicia uma programação mais regular, com a publicação de uma trilogia de viagens pelo território português. “Caminhar Oblíquo”, da autoria de Duarte Belo, é a primeira obra editada desta trilogia, que nos relata, através de texto e fotografia, uma caminhada solitária de 530 km pela linha montanhosa entre Penedo Durão e o Cabo da Roca.

30 produtos relacionados

SUGESTÕES

É bom conhecer a sua opinião. Envie-nos as suas ideias e sugestões, para podermos melhorar. Obrigado! ;)

VOUCHER DE OFERTA

Escolha o produto ou valor que pretende e nós enviamos o voucher para quem lhe é especial.

Encomendar

QUER TER A SUA LOJA ANDAVER?

Diga-nos qual a cidade onde quer abrir a sua loja e entraremos em contacto.

Contactar

                                                                                                        

AndaVer Portugal (c). Todos os direitos reservados