Museu da paisagem

More views

Museu da paisagem

Depois da estrada

17,72 €

Depois da estrada 

More info

Título: Depois da estrada

Texto: Duarte Belo

Fotografias e desenhos: Duarte Belo

1ª edição: Outubro de 2020

ISBN: 978-989-54497-2-9
320 páginas

150 x 200 mm

Depois da estrada é o relato de uma viagem entre a Serra do Larouco e os arenitos recortados da praia da Coelha, não longe de Albufeira, no Algarve. O itinerário foi feito de carro com meios reduzidos ao mínimo essencial, durante cinco dias contínuos, de sol a sol, sem qualquer desvio para abastecimento alimentar. As noites foram passadas no campo, junto à estrada. O objetivo foi percorrer paisagens que estão longe de tudo, longe das cidades, longe do mar, longe dos eixos de desenvolvimento urbano do país, longe de monumentos ou de lugares turísticos, longe de Espanha. No fundo, percorrer um Portugal pouco povoado e ir compondo um retrato dessa realidade. “Definimos como ponto de partida o alto da Serra do Larouco, Montalegre. Traçamos um itinerário em direção ao Sul, sensivelmente equidistante entre a linha de costa atlântica, a poente, e a fronteira com Espanha, a nascente. Evitamos passar por cidades, vilas ou pontos de interesse patrimonial e turístico. Ao fim de cinco dias, com 1171 quilómetros percorridos em automóvel, chegamos à praia da Coelha, Albufeira. Percorrêramos um país marcado pela desertificação humana progressiva, por incêndios cíclicos, pela pobreza. Há, no entanto, subtilezas que se escondem nestas paisagens e reflexões que são suscitadas pelo horizonte que fica para além da estrada.”

.....................................

Duarte Belo (Lisboa, 1968). Formação em arquitetura (1991). Desde 1986 que trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal. Este trabalho continuado sobre o território deu origem a um arquivo fotográfico de mais de 1.700.000 fotografias. Expõe desde 1987 e publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português. Lecionou áreas relacionadas com a fotografia e a arquitetura. Participa regularmente em conferências e mesas redondas em temas relacionados com paisagem, arquitetura, Portugal e fotografia, nomeadamente metodologias de registo e arquivo de imagem. É editor do blog Cidade Infinita.

....................................

A Editora Museu da Paisagem (MdP) dedica-se aos temas da paisagem, território e espaço português. O plano editorial da MdP procura trazer diferentes perspectivas e reflexões sobre a paisagem que contribuam para a formação de novos públicos, novos leitores e novos visitantes de paisagem. O seu catálogo propõe um amplo leque de abordagens, desde guias de viagem, ensaios, álbuns fotográficos, catálogos, ficção, projetos artísticos, divulgação científica e álbuns ilustrados. A Paisagem é o elemento comum a todas as obras. O plano editorial do Museu da Paisagem teve início em março de 2019, começando por lançar um guia de viagem e leitura de paisagens do Território Tejo (bacia hidrográfica do Tejo português) e um manual de exploração de paisagem para leitores mais jovens, com o título “O que há neste lugar?”. Em março de 2020 inicia uma programação mais regular, com a publicação de uma trilogia de viagens pelo território português. “Caminhar Oblíquo”, da autoria de Duarte Belo, é a primeira obra editada desta trilogia, que nos relata, através de texto e fotografia, uma caminhada solitária de 530 km pela linha montanhosa entre Penedo Durão e o Cabo da Roca.

30 produtos relacionados

SUGESTÕES

É bom conhecer a sua opinião. Envie-nos as suas ideias e sugestões, para podermos melhorar. Obrigado! ;)

VOUCHER DE OFERTA

Escolha o produto ou valor que pretende e nós enviamos o voucher para quem lhe é especial.

Encomendar

QUER TER A SUA LOJA ANDAVER?

Diga-nos qual a cidade onde quer abrir a sua loja e entraremos em contacto.

Contactar

                                                                                                        

AndaVer Portugal (c). Todos os direitos reservados