Museu da paisagem

More views

Museu da paisagem

Caminhar oblíquo

20,57 €

Caminhar oblíquo 

More info

Título: Caminhar Oblíquo

Texto: Duarte Belo

Fotografias e desenhos: Duarte Belo

1a edição: Março de 2020

ISBN: 978-989-54497-1-2
320 páginas

150 x 200 mm

Caminhar Oblíquo é o relato e a reflexão sobre um itinerário pedestre de 530 quilómetros realizado entre o Penedo Durão, perto de Freixo de Espada à Cinta e o Cabo da Roca. O objetivo foi atravessar a longa diagonal montanhosa do centro de Portugal que divide o Portugal Atlântico, a norte, daquele outro meio país, a sul, sob influência climática da bacia do Mediterrâneo. Percorrer essa linha imaginária que, de forma indelével, distingue duas realidades que se entretecem num território relativamente pequeno mas de extraordinária diversidade paisagística. Percorremos a geografia de uma nação. “Sobre um mapa traçamos uma demorada oblíqua entre o Penedo Durão, perto de Freixo de Espada à Cinta, e o Cabo da Roca. Esta linha de montanhas guarda uma singularidade: é uma fronteira invisível entre dois mundos que se unem num país: o norte atlântico e o sul mediterrâneo. São as montanhas e os vales das chuvas frequentes em diálogo com a extensas planícies luminosas, de verões prolongados e secos. São duas formas de clima substancialmente diferentes, que vão dar origem a modos distintos de povoamento humano, de desenvolver cultura, de desenhar caminhos e arquiteturas. Caminhamos sobre a geografia de uma nação. Esta é a descrição e a interpretação de uma caminhada solitária de 530 quilómetros.”

.....................................

Duarte Belo (Lisboa, 1968). Formação em arquitetura (1991). Desde 1986 que trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal. Este trabalho continuado sobre o território deu origem a um arquivo fotográfico de mais de 1.700.000 fotografias. Expõe desde 1987 e publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português. Lecionou áreas relacionadas com a fotografia e a arquitetura. Participa regularmente em conferências e mesas redondas em temas relacionados com paisagem, arquitetura, Portugal e fotografia, nomeadamente metodologias de registo e arquivo de imagem. É editor do blog Cidade Infinita.

....................................

A Editora Museu da Paisagem (MdP) dedica-se aos temas da paisagem, território e espaço português. O plano editorial da MdP procura trazer diferentes perspectivas e reflexões sobre a paisagem que contribuam para a formação de novos públicos, novos leitores e novos visitantes de paisagem. O seu catálogo propõe um amplo leque de abordagens, desde guias de viagem, ensaios, álbuns fotográficos, catálogos, ficção, projetos artísticos, divulgação científica e álbuns ilustrados. A Paisagem é o elemento comum a todas as obras. O plano editorial do Museu da Paisagem teve início em março de 2019, começando por lançar um guia de viagem e leitura de paisagens do Território Tejo (bacia hidrográfica do Tejo português) e um manual de exploração de paisagem para leitores mais jovens, com o título “O que há neste lugar?”. Em março de 2020 inicia uma programação mais regular, com a publicação de uma trilogia de viagens pelo território português. “Caminhar Oblíquo”, da autoria de Duarte Belo, é a primeira obra editada desta trilogia, que nos relata, através de texto e fotografia, uma caminhada solitária de 530 km pela linha montanhosa entre Penedo Durão e o Cabo da Roca.

30 produtos relacionados

SUGESTÕES

É bom conhecer a sua opinião. Envie-nos as suas ideias e sugestões, para podermos melhorar. Obrigado! ;)

VOUCHER DE OFERTA

Escolha o produto ou valor que pretende e nós enviamos o voucher para quem lhe é especial.

Encomendar

QUER TER A SUA LOJA ANDAVER?

Diga-nos qual a cidade onde quer abrir a sua loja e entraremos em contacto.

Contactar

                                                                                                        

AndaVer Portugal (c). Todos os direitos reservados