Carteira com:
- fecho IKK
- 1 bolso interior com fecho
- 2 bolsos interiores sem fecho
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Dimensões:
- 30 x 22 x 16 cm
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Composição:
- Exterior em pele genuína
- Interior em tecido
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"Loiça Ratinho"
“A cerâmica de Coimbra é um fantástico exemplo de como a arte pode estar ao serviço de uma função bem prática e específica. Esta loiça em particular, designada de “Ratinho”, está associada ao grupo de pessoas que migravam das Beiras para o Alentejo, no séc. XIX, em busca de trabalho, na altura das grandes fainas e ceifas, levando as suas loiças para as refeições que lhes eram servidas. No fim da lavoura, como não tinham muitas posses, as peças de cerâmica eram trocadas por roupas ou outros bens, daí começarem a apelidá-los de “Troca trapos” ou “Ratinhos”. É daqui, portanto, que advém o nome desta particular cerâmica. As peças e respetivas pinturas são mais simples e genuínas, traduzindo figuras de personagens ou elementos da fauna (aves ou peixes), com os quais quem pintava estava familiarizado, com uma decoração vegetalista, composta por largas e sinceras pinceladas. A cor aqui usada é feita apenas através de pigmentos naturais, daí a paleta de cores ser um pouco mais reduzida.
Os exemplos usados nestas edições foram gentilmente cedidos pelo Sr. José Carlos Tomás, de Coimbra, que faz o seu trabalho artesanal, na cerâmica e na pintura, procurando replicar as tendências acima descritas, permitindo que continuemos a vê-las e que as suas histórias continuem a ser contadas pelo mundo.
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The Coimbra Ceramics is an amazing example of the function of the art, showing it can be very practical. This special one of portuguese ceramics, named “Ratinho”, is assotiated to the rural workers from Beira (interior-north of Portugal) who migrated seasonally to the Alentejo region (south of Portugal) during the big harvests and they were designated by the ethnic nickname of “mouse”. According to the oral history of that tradition, they took the dishes with them (they had a low price), exchanging them for other objects or even selling them. This fact also made this ceramics known as “traps exchange” or “Ratinho”.
The colors of this pottery painting are natural, without any artificial pigments and the draws have fluid brushstrokes and great simplicity.
The examples we had used in this edition were kindly provided by Sir José Carlos Tomás, from Coimbra, which made his artisanal work, keeping the style, allowing this art to walk around the world.”
José Carlos Tomás: https://goo.gl/maps/4gN4XW4P7RW3RFCs7
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